sexta-feira, 24 de junho de 2011

Atividade mod vI Plano de aula .keila santos

MÓDULO VI - Relações Raciais na sociedade brasileira

PLANO DE AULA
TURMA: 4   ano  TURNO: Vespertino

CONTEÚDO: Miscigenação brasileira

OBJETIVO GERAL: Conhecer a história da formação do povo brasileiro.

METODOLOGIA: passar na lousa o texto abaixo e contextualizar de maneira simplificada.
No mapa mundi, mostrar o Continente Africano de onde trouxeram os negros. E o Brasil onde já existiam os índios quando chegaram os brancos.
Miscigenação
Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem, pode-se dizer que é a característica diferente de um povo.
Considera-se miscigenação a união entre brancos e negros, brancos e amarelos, e entre amarelos e negros, ou seja, os grandes grupos de cor em que se divide a espécie humana, são tidos como "raças", ou grupos humanos.
Na história do Brasil, aproximadamente 15 nações, consolidaram-se a estrutura genética da população brasileira, mas principalmente entre o entrecruzamento de africanos, portugueses e índios.
Os cruzamentos das raças foram assim:
Cabloco = branco + índio
Mulato = negro + branco
Cafuzo = índio + negro
SÍNTESE
  • Excelente aula. Os alunos que ainda não sabiam o que era miscigenação, logo interagiram na aula, pois viram que a palavra miscigenação . A miscigenação racial é basicamente a mistura de raças de um povo. (Nada melhor de exemplo para se usar o Brasil.)



domingo, 5 de junho de 2011

Atividades mod:5 keila

Reunimos as crianças em uma roda de conversas, com bastante  espaços.Para entender relações de preconceito e identidade,apresentando revista ,jornais e livros,para  que as crianças se reconheça ou não no material exposto.A roda de conversa e um lugar de propor ,e discuti r problemas e encontrar  soluções.Também foi o melhor espaços para debater os conflitos gerados por preconceitos quando ele ocorrem nessa hora foi conversa ampla ,franca com dialogo aberto;que vão surgindo a parti da imaginação dos participantes.Resgatar o nosso valor social por sermos afro-descendentes e quando estudamos em sala de aula e de suma importância para as crianças que estão observando as diferenças dos colegas e dos irmãos.O acesso a um ambiente que estimula o respeito á diversidade ajuda forma jovens mais respeitadores, mas educados e mais preocupados com a coletividade.